Skip to content

Metodologia
NBR da ABNT 14.653 – 1, 2 e 3

A Luxor analisa o bem avaliado – dentro do prazo combinado com o solicitante – valendo-se de todas as fontes disponíveis de pesquisa como, por exemplo, imóveis que estejam à venda ou locação em torno da localização do imóvel avaliado, jornais, revistas, panfletos, além de coleta de informações com corretores e imobiliárias da região do imóvel. Realiza levantamento fotográfico e de campo, vistorias, vista aérea do google etc.

Após a coleta de todo o material existente, são feitos confrontos de valores e áreas, aferições, homogeneizações e comparações. Para a confecção do parecer conclusivo, todas as fontes pesquisadas são cruzadas diversas vezes, o que nos permite obter o valor de mercado do metro quadrado da região e, após, inferir para o tamanho do imóvel em avaliação, concluir pelo preço atual de venda ou locação.

Todas as informações adotadas ou utilizadas são juntadas em anexo ou apontadas no laudo propriamente dito. Quando não for possível obter material suficiente para embasar um parecer, a Luxor procura seguir o mesmo caminho de uma pessoa (ou cliente) que hipoteticamente adquire um imóvel, procurando avaliar, também, por meios indiretos.

Depois de criticar e tratar estatisticamente as informações consideradas relevantes, a Luxor – amparada pelas pesquisas – elege critérios de bom senso para o melhor julgamento para, assim, designar o valor de mercado do imóvel em avaliação. Por fim, cabe observar que as pesquisas são realizadas com os métodos e critérios sugeridos pela da Associação Brasileira de Normas Técnicas, “NBR- 14.653 – 1, 2 e 3.

OBS.: Não analisamos a parte estrutural do imóvel, vícios de construção e alvarás relativos às funções do imóvel, nem o passivo ambiental.