Skip to content

RESENHAS

Veja abaixo uma análise crítica sobre o tema Avaliação Imobiliária.

  • Avaliação de imóveis urbanos;
  • Avaliação de imóveis rurais.

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS

No mercado imobiliário, é comum a crença de que é preferível adquirir um imóvel ruim em uma boa localização a um imóvel de qualidade em uma área ruim, uma vez que isso representa um investimento mais seguro e rentável em longo prazo. Os avaliadores de imóveis, ao realizar seu trabalho, consideram aspectos como localização, conforto, acabamentos, recursos tecnológicos e segurança, sem a influência do contratante.

A avaliação de imóveis urbanos é conduzida por profissionais do mercado imobiliário ou engenheiros, que seguem diretrizes estabelecidas por metodologias e técnicas aprendidas em cursos e faculdades, incluindo as normas da ABNT 14.651, 14.652 e 14.653. Os imóveis podem ser classificados quanto aos seguintes usos: residencial, comercial, institucional e misto, e a análise pode ser realizada em diversos tipos de imóveis, como terrenos, apartamentos, escritórios, prédios comerciais, galpões industriais ou comerciais, escolas, centro de distribuição e outros.

Além da localização, outros fatores são considerados na avaliação, como acabamento, proximidade de grandes centros comerciais, acesso a transportes, planta do imóvel, móveis embutidos, documentação regularizada, zoneamento, visão, conservação, área de lazer, aparência externa, segurança, beleza da região e outros.

A avaliação deve ser realizada por profissionais qualificados, que escolhem o melhor procedimento metodológico de análises. Após coletar os dados, o profissional realiza o tratamento adequado, calcula as médias aritméticas e estende os dados apurados para o imóvel em avaliação, para concluir o valor de locação ou venda da propriedade. A variação de valor de acordo com cada metodologia pode chegar a 5%.

A conclusão do laudo deve ser clara e evidenciada, com neutralidade, independente de quem contratou o profissional, e assinada pelo autor do estudo avaliatório.

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS

Propriedades rurais e litorâneas são avaliadas levando em consideração diversos fatores, como a localização, vocação e perfil empresarial. Para realizar uma análise precisa, os avaliadores devem possuir amplo conhecimento e compreensão das particularidades de cada propriedade, incluindo aspectos geográficos, topografia, presença de rios e montanhas, e suas influências no valor da propriedade.

As demandas por avaliações de propriedades agrícolas e turísticas têm aumentado com o avanço do agronegócio, e os avaliadores devem levar em conta quesitos subjetivos, como objetivos temáticos, demanda de água e espaço plano, acesso e logística de produção.

Em casos de desentendimentos entre irmãos ou sócios proprietários, os avaliadores devem lidar com a delicada tarefa de calcular a interdependência de cada parte, atribuindo peso diferenciado para cada uma.